terça-feira, 2 de setembro de 2008

Portugal cá dentro

Aqui estão alguns registos que foi fazendo ao longo de 4 anos de "cansativas e monótonas viagens de trabalho".
São muitos mais os momentos em que não consegui fazer transparecer a beleza e a emoção através de uma objectiva, mas aqui ficam alguns.
Uns bonitos, outros curiosos e outros que se calhar não vos dizem nada, mas também isso não importa para nada.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII, a julgar pela data inscrita na coluna existente ao cimo da escadaria de acesso. Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário. Este lugar de culto é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datada de 1854, a igreja principal, terminada em 1875, o grande terreiro, o terreiro dos evangelistas e a escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.







Não sei ao certo onde estava, acho que para os lados da serra da freita, e também não sei que anmais é que ali estavam em plena berma da estrada, penso eu que eram porcos pretos.
Ainda pensei em meter um na mala do carro, só não o fiz por causa do cheiro!










Carne barrosã, belo animal, saí do carro e tive qeu fazer uma pega de cernelha!
Algures numa aldeia perto de Montalegre.




















Aqui está uma das magníficas estradas que o pessoal da Ericsson nos propõe para saborearmos.
Esta fica encostada a Espanha na zona de Chaves.
A vegetação era bem mais alta que o carro!
Foi pena não conseguirmos o nosso objectivo que era vermos umas ruínas de uma antiga Vila Romana.

















Na imagem está um pastor com 7 anos de idade que tem a seu cargo mais de 20 animais 30 x mais pesados do que ele.Não imagino o meu filho mais velho daqui a 2 anos a ser assim tão destemido.



















Castelo Secreto em Lamosa, Sernancelhe, como podem ver ainda não tínhamos tomado de assalto esta fortaleza, mas passados 2 dias de luta intensa, lá conseguimos.
Neste momento eu e o Romagnoli estamos lá a viver, claro que com as respectivas esposas e herdeiros do trono, não fossem voçês pensar outra coisa!








Trarei mais imagens dentro em breve! Quando tempo dísponível o permitir.
Abraço a todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo Regadas, não sei ao certo quantos quilómetros é que já fiz contigo dentro de um carro, mas posso afirmar que já podíamos ter dado a volta ao mundo várias vezes. O que já vimos deste nosso país é no mínimo espantoso, a maior parte das pessoas não irá ver metade durante a vida toda. Lembro-me bem do dia em que encontramos esse castelo perdido e na dificuldade que tivemos para equilibrar a máquina fotográfica no muro de pedra em frente, e de quando fomos á procura das ruínas romanas mas acabamos por ficar a meio do caminho(se tentássemos ir mais longe com o carro ainda lá estávamos) . Mas o que mais me recordo é daquela estrada no douro em que parecia que estávamos no céu, podemos lá voltar cem vezes que nunca mais encontraremos uma paisagem como naquele dia, as nuvens estavam perfeitas. Só tenho pena de não termos tirado uma foto daquele boi pré-histórico (tu sabes qual é).
Quando quiseres ficar atolado outra vez ou com um carter partido já sabes que podes contar comigo.

Já fomos…

Abraço!