domingo, 1 de abril de 2018

Espanha, uma cultura desportiva diferente.

Fim-de-semana desportivo, com um torneio sub10 e sub11, nas instalações do Estrelas FC Fânzeres.
No tempo que passei nas bancadas, o comportamento do público foi exemplar, tal como na generalidade dos miúdos.
A equipa em que o Alex joga, Colégio de Ermesinde sub10, acabou no pódio, num honroso 3º lugar, mesmo sem apresentar um futebol muito agradável, tal como 90% das equipas participantes.
Venceram também o prémio Fair-play, este sim, realmente importante e que mostra que o comportamento de todos os elementos da equipa foi exemplar.
Mas,o que me surpreendeu foi mesmo a cultura desportiva das equipas espanholas. Tanto tacticamente, como tecnicamente e socialmente, foram exemplares e conseguiram levar, além de terem vencido nos dois escalões, a simpatia de todo o público.
A equipa dos sub10 foi a melhor equipa que vi nos últimos anos neste escalão. Tacticamente irrepreensíveis, tecnicamente evoluidíssimos, com uma maturidade assustadora para as idades e principalmente, uma alegria e gosto pelo "jogo futebol" incrível.
Foi daqueles torneios, em que consegues sair satisfeito porque viste que é possível, mesmo em escalões tão jovens, existirem treinadores que partilham ideias de jogo muito parecidas com as que defendes e as conseguem colocar em práctica. Tudo sem berreiros nem brusquidões.
Não sei o nome do clube, não é sequer importante.
O miúdo que jogava com o n5, e que está na foto a receber o prémio de Melhor Jogador do Torneio, é de facto incrível e o melhor que vi jogar com esta idade. É daqueles que joga com o cérebro, as pernas e os pés aoenas lá estão para ajudar, e que bem que ajudam também...
Parabéns a todos os intervenientes do torneio, mas em especial a estes espanholitos que estão uns anos à nossa frente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo contigo amigo Tiago.
Ainda estive a ver onde estavas, pois vi lá o teu filho. O meu filho esteve também e ficou no grupo dos 3.os melhores, a representar o Gaiafut-Canelas.
No sábado assisti aos jogos da equipa espanhola e deu-me um gozo tremendo, já que demonstraram uma maturidade, uma personalidade, uma discplina, uma cultura táctica fora do normal para a idade, mas muito bem trabalhados em cada pormenor que demonstraram dentro do campo. Cada miúdo sabia o que fazer dentro do campo e tinham muita liberdade para criar e uma inteligência a jogar de fazer inveja a muitos adultos.
Naturalmente pelo que pude ver, foram a melhor equipa (equipamento branco e vermelho).
Assim vale a pena ver futebol.
Abraço...Zito