domingo, 15 de outubro de 2023

De volta ao meu Paraíso, mais uma vez!!

Como eu adoro esta ilha! Aliás, gosto de todas, mesmo do Corvo...que é a única que não conheço!!
Desta vez, eu e a Elisabete viemos com os nossos amigos Quim e Patrícia, que ainda não conheciam.
A mim, nunca me desilude. Gosto do clima, da comida, das pessoas e de uma natureza incrível! O verde é diferente, o azul é diferente, tudo é bastante peculiar!
 Ficamos alojados em Capelas, na parte Norte da Ilha, numa casa bastante gira, com quartos enormes, uma sala muito boa, mas pouco funcional, devido a ter um único WC para banhos no piso de baixo, contando que os quartos eram no de cima. Mas nada que nos incomodasse muito.

A primeira refeição foi o jantar porque apenas viajámos à tarde, e como estavamos perto, fomos comer
uns bifinhos à Associação Agrícola. Optámos por pedir 3 bifes de diferentes partes do animal, eu, a Elisabete e o Quim, já que a Patrícia escolheu Atum. E realmente fazem bastante diferença, a avaliação deu o 1º lugar ao Lombo, como seria expectável. Não que os outros sejam fracos, mas há alguma diferença, tanto no sabor como na textura. Mas há gostos para tudo.
 Em casa, à noite, e como é costume com estes nossos amigos, a suecada não pode faltar, assim como um copinho de bom vinho a acompanhar.
 Esta malta é de cedo erguer e começar logo com muita cafeína! E assim foi diariamente!
 Normalmente, traço um itinerário para cumprir à regra, neste caso, foi mais à vontade e sem grandes exigências de horários.
E quase conseguimos ver tudo o que estava planeado. E comer onde estava destinado.
 Ha locais que serão sempre de visita obrigatória, até porque a meteorologia do Arquipélago nem sempre permite a sua visulização dos miradouros.
Na Lagoa das Sete Cidades tivemos sorte, aliás, foi a única que se conseguiu ver de cima. A Lagoa do Fogo até parecia ter desaparecido com o nevoeiro!!

Passamos nas Ferrarias para o tradicional banho, e apesar de as melhores condições para a água estar bem quente, não estarem reunidas, pois a maré ja estar quase cheia, deu para uma bela banhoca a uma boa temperatura.

Ao almoço, nada melhor do que um Polvinho no "Américo de Barbosa", não sem antes abrirmos com umas lapas fantásticas, com um branquinho fresco a acompanhar.

Para a digestão, um passeio por Mosteiros e pelos "Caneiros" que são as suas piscinas naturais.
A chuviscar mas até sabia bem.

Mais um jantar se aproximava, e seguimos para o centro de Ponta Delgada, onde jantaríamos na "Tasca".
Ainda visitamos e passeamos nas "Portas do Mar", bebemos umas cervejas e conhecemos 3 miúdos fantásticos na esplanada da cervejaria.
Na Tasca, muita gente à espera de mesa, mas bem organizada a espera, com uma mercearia pertencente à Tasca, a dar apoio, tanto em petiscos como em bebidas! E foram bastantes as cervejas nativas que eu e o Quim encorpamos antes do jantar. Penso que até Israelita falei com uns turistas provenientes desse país (não sabiam o que os esperava uma semana depois do regresso à terra), que estavam na nossa mesa partilhada.
 A refeição foi à base de pratinhos disto e daquilo, desde Mão de vaca, a Dobrada, a Alheira, Moelas etc... Tudo bom, não muito bom, apenas bom.

Tardamos a chegar a casa mas as cartas para a sueca estavam à nossa espera.
Outro dia, pequeno-amoço numa pastelaria de Capelas, com um pão fantástico.
Viagem até às furnas, onde iríamos almoçar o tão famoso Cozido no Tony's.
No percurso, fomos conhecer a Fábrica de chá do Porto Formoso, como já conhecíamos a Gorreana, optámos por mais uma novidade. Mais pequena, com menos afluência, mas com um staff muito simpático e um cházinho agradável.

E seguimos estrada fora até ao Tony's.
Paramos no Miradouro mais engraçado e um dos mais bonitos da Ilha, o Miradouro da Ponta do Sossego, que tem uns moradores muito especiais! 6 ou 7 gatos por lá habitam, com comida e bebida farta, que deve ser colocada por funcionários da Câmara Municipal. Todos lindos e amistosos.

O Cozido - mais uma desilusão. Penso que apenas gostei uma vez, a primeira! Talvez pela novidade, ou porque de facto estava melhor!! Contudo, o objectivo estava atingido, que era o Quim e a Patrícia provarem.
Seguimos viagem para a Lagoa das Furnas com a sua envolvência fantástica.
Lá conhecemos uma grande personagem que já colocava e retirava os tachos do Cozido de todos os restaurantes da zona, há 40 anos.
No parque envolvente da Lagoa das Furnas surgiu um novo trilho, pago e que teremos que experimentar numa próxima visita.

Voltamos às Furnas para uns banhos quentes na Poça da Dona Beija. Não pode nunca faltar também.
Tudo muito bem tratado e agora aberto até às 23h00, e segundo dizem, à noite é lindíssimo!

De banho tomado e alma lavada, seguimos para a Lagoa do Congro, e pela primeira vez iríamos descer mesmo até à agua. O tempo não estava a ajudar, principalmente com o nevoeiro mas o percurso é encantador.

Este dia tornar-se-ia no pior a nível de alimentação com o jantar, que seria no Cais20, mas que por se encontrar lotado, deixou de ser a escolha, encaminhando-nos para o vizinho Mar e Serra.
Um Arroz de Marisco fraco, acho que apenas as torradas me souberam bem.
A não repetir. O estranho é ter encontrado lá o Pauleta, que gosta de se alimentar bem...
A suecada estava à espera, e lá fomos fazer-lhe a vontade.
 Novo dia e novos passeios. O próximo destino seria para o meu local preferido na Ilha, a Caldeira Velha
Local bem explorado, bem trabalhado, mas ainda assim parece que estamos a entrar no parque Jurássico. E aquelas piscinas com àgua bem quente são o ideal para fechar os olhos e pensar...em nada!

E para continuar o relaxamento, um almoço na Caloura viria mesmo a calhar!
Chegamos à hora certa, 11h45, porque dái para diante foi uma larga fila para se arranjar lesa para almoçar, talvez devido a ser feriado nacional.
Talvez um dos melhores almoços da minha vida!
Naquela baía paradisíaca, com o barulho das ondas, numa mesa com uma vista fantástica, tudo fez sentido.
Combinamos vários peixes para não ficarmos de água na boca. Raia, Peixe Porco, Atum e Bicuda, não sem antes integrarmos as Lapas do costume!
Tudo divinal. Mesmo o Rocim branco soube melhor.
Aconselho vivamente uma refeição neste local sempre que se visitar a Ilha.

Abastados, mas desgastados, fomos até casa jogar uma suecada e descansar um pouco, até porque o jantar no "Silva" na Ribeira Grande,  com o Basílio e a Paula se avizinhava. Não sem antes irmos ver os ananases em Ponta Delgada.

Às 20h lá estávamos, preaprados novamente para dar ao dente!
O "Silva", não conhecia, era uma marisqueira mas optámos todos pelos diversos bifes que eram a especialidade da casa.
O que comi era muito bom e bem servido. O staff atencioso.
Demos à letra umas horas com o casal que lá vive, contamos novidades, ouvimos novidades e falou-se bastante no boom imobiliário pelo qual os Açores estão a passar. É de facto incrível a quantidade de negócios a preços exorbitantes que se fazem por aquelas bandas.
 E assim estava a chegar ao fim a nossa escapadinha. O avião de regresso era às12h do dia seguinte.
Ainda deu para se comprar uns queijos no Rei dos Queijos entregar o carro na rent-a-car, que foi a Goldcar, a qual recomendo pela simplicidade de processos e pela delicadeza que tiveram em nos proporcionarem o aluguer de um carro de uma gama mais alta pelo mesmo valor, apenas porque já era a 4ª vez que os escolhíamos.

Os vôos correram os dois de uma forma tranquila e a chegada foi reconfortante, como são todos os regressos a casa.
Obrigado ao Quim e à Patrícia pelos bons momentos proporcionados.

Ps. Patrícia, até os derretemos na sueca!! ;)